Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país

Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país
Campanha internacional, que chegou ao Brasil em 2008, vai iluminar de rosa uma série de monumentos nacionais, chamando a atenção para a prevenção contra o câncer. Veja as iniciativas que vão acontecer no Brasil e participe!

Você provavelmente já ouviu falar no Outubro Rosa ou já viu prédios e monumentos – como o Congresso Nacional, o Jardim Botânico e o Cristo Redentor – ganharem uma iluminação especial neste tom. A campanha, que chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), visa divulgar a importância da prevenção do câncer de mama através de diversas iniciativas.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país. Selecionamos algumas para você também participar e se informar mais sobre a doença.

Entre elas, está o lançamento da rede social “Coneccte”, projeto idealizado pelo Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) com o objetivo de promover o diálogo direto entre pacientes com câncer. Para participar, basta entrar no site e preencher o formulário com as suas informações básicas – ou entrar diretamente pelo Facebook. Os usuários podem trocar com outros suas experiências. Haverá uma festa para marcar o início da rede no dia 21 de outubro, no IOSP, com presença de personalidades que venceram o câncer (como o ator Herson Capri, a jornalista Joyce Pascowitch, as blogueiras Flavia Flores e Re Vittorato). Quem quiser comparecer precisa ligar no hospital (tel. 11 30408200) e colocar seu nome em uma lista – os convites são limitados. Na abertura será inaugurada, ainda, a exposição “Super Humanos”, com fotos de 12 pacientes em tratamento que contam suas histórias.

E o Instituto Se Toque, que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama, está fazendo uma mobilização online por meio da hashtag #HistóriasdeSuperação. Durante todo o mês ele compartilhará com os internautas em suas redes sociais histórias de mulheres que venceram o câncer de mama.

Já a Cia Athlética apoiará a campanha com o hotsite Amiga do Peito, no qual é possível fazer um cadastro que envia às usuárias um lembrete mensal para o autoexame. Além disso, um espelho de cada unidade da academia será destinado para que as pessoas coloquem mensagens de motivação e apoio, incentivando uma selfie com a hashtag #selfierosa. Um e-mail marketing também será enviado às alunas com uma carta da própria mulher falando para ela mesma sobre a importância do exame.

Fique atenta às atividades e não esqueça de realizar a mamografia!

No Parque do Ibirapuera a carreta que promove exames preventivos do Hospital de Câncer de Barretos realizará exames gratuitos de mamografia entre os dias 3 a 12 de outubro. Diariamente, estarão disponíveis 50 atendimentos para mulheres a partir dos 40 anos. A carreta é adaptada para receber cadeirantes. O serviço estará disponível de segunda a sexta, das 14 às 20 horas, e sábados e domingos, das 10h às 20 horas.

Também no Parque Ibirapuera, uma roda-gigante de 20 metros de altura e iluminação cor-de-rosa oferecerá um passeio gratuito aos interessados com informações sobre o câncer de mama. A iniciativa, batizada de “Giro pela Vida”, é do Instituto Avon.

Nos dias 2 e 3 de outubro acontece na Fiesp, em São Paulo, o Fórum de Combate ao Câncer da Mulher. No primeiro dia, o, “XIII Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos de Apoio à Saúde da Mama”, (das 8h30 às 17h) trará para o debate temas sobre câncer de mama e de colo de útero, com médicos, representantes governamentais, especialistas em saúde pública e membro do terceiro setor.

No seguinte, das 9h às 16h, acontece o “III Encontro de Redes Regionais”, com a Femama e suas ONGs associadas definindo estratégias para fortalecer sua rede. Ambos encontros são de entrada franca.

Já o Shopping Iguatemi, além de também iluminar sua fachada até o dia 19, fará uma edição adicinoal da campanha anual Estacionou Doou. No dia 15 de outubro será feita uma doação de toda a receita líquida de um dia de arrecadação do estacionamento do shopping para a ONG Américas Amigas, que luta pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil.

Quem visitar o Continental Shopping a partir de 6 de outubro encontrará diversas ações conscientizadoras. A mostra “Intervenção Rosa”, no Espaço Cultural, reúne fotos de 11 pacientes que tiveram o diagnóstico do câncer de mama e já fizeram o tratamento. Nas imagens as mulheres vestem sutiãs customizados por alunos do Senac e pelo programa Itaú Viver Mais, com a parceria das marcas Fruit de La Passion e Dudalina. No mesmo período, a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos realiza uma exposição com a curadoria de Robert Richard e obras feitas pelo Grupo Onze (grupo de onze mulheres artistas plásticas) que traz sete portas em tamanho real, representando diversos depoimentos que revelam gestos e atitudes de mulheres que independentemente da doença batalham pela vida.

Já nos dias 8 e 22 de outubro o Continental promoverá palestras gratuitas sobre câncer de mama com diversos especialistas com a parceria do Instituto Quem Ama a Mama. A instituição disponibilizará aos clientes do shopping cartilhas de prevenção e informações gerais sobre a doença.

A ação “Maquiagem é muito mais que uma simples pintura no rosto”, idealizada pelo maquiador Anderson Bueno, existe há mais de 10 anos e traz um curso gratuito de automaquiagem para pacientes em alguns hospitais de São Paulo.